sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Literatura 'fake'

Dois jovens conversam a respeito da intenção de um deles.

- Sabe, eu quero lançar um livro fake de Carlos Drummond de Andrade. Escrevi alguns capítulos. Trouxe esse para amostra. - disse o rapaz.

- Mas isso não é perigoso, não? - disse o outro.

- Que!... Acho até que posso arrumar um pistolão. Veja este trecho.

O trecho corresponde a estas palavras:

"Havendo uma pedra em cima do caminho, vemos que a pedra é de Pedro, um pedreiro que largou o emprego para trabalhar como biscate. Um rapaz supimpa, pronto a entrar no WhatsApp e se destacar com a galera. Sua presença bomba em toda vez que entra em conexão. Tudo lacra, a Internet fecha com o cara, porque tudo que ele escreve é muito irado e arrebenta a boca do balão".

- Você acha que isso é Carlos Drummond de Andrade? Isso nada lembra o estilo dele, para ser completamente sincero. - disse o amigo do rapaz que quer fazer o livro. - Eu não sei, não, vejo que você só vai arrumar problemas com isso.

De repente, uma terceira pessoa chega.

- Ouvi a conversa de vocês e posso garantir que o cara pode lançar este livro fake e nada jamais acontecer com ele. - prometeu o terceiro.

- Mas isso é tão grosseiro, meu amigo que vai lançar o livro pode arrumar problemas de extrema gravidade. A vida pode acabar para ele, se lançar o livro! - disse, preocupado, o amigo do rapaz.

Mas eis que o terceiro diz:

- Deixe eu ler este trecho.

O trecho foi dado e o terceiro indivíduo foi analisando. De repente, ele dá uma solução, dizendo ao rapaz que quer lançar o livro.

- Você pode lançar sua obra como está. Sob duas condições.

- E quais são? Mas a obra não foge do estilo do Drummond?

- É, mas tem um jeito. Você tem que arrumar um sobrado e criar uma casa religiosa e filantrópica. Mas isso é questão de tempo. Quanto ao livro, deixe como está, inventa que foi do espírito de Drummond e apenas acrescente, em várias partes do livro, parágrafos com as seguintes ideias: "somos todos irmãos em Deus" e "vamos nos unir pela paz em Cristo". Funciona fácil. É como tirar doce de criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.