terça-feira, 10 de novembro de 2015

Imagem de Nosso Lar plagiou ilustração mexicana

 

Que Nosso Lar é um grande plágio literário, não há sombra de dúvida. Afinal, uma comparação garante que o livro brasileiro foi plagiado de A Vida Além do Véu (Life Beoynd the Veil), do reverendo inglês George Vale Owen, lançado originalmente em 1921 e publicado no Brasil (pela editora da Federação "Espírita" Brasileira) em 1928.

Mas a paisagem de Nosso Lar também foi plagiada, não bastasse essa aberrante cópia que Francisco Cândido Xavier, o querido Chico Xavier dos seus seguidores, trouxe usando o nome do fictício médico André Luiz.

Vemos que essa ilustração acima, tão divulgada como se fosse o "retrato" da cidade espiritual, é plagiada de uma ilustração que um portal mexicano, Ready2Go, publicou sobre como seria a Cidade do México nos tempos futuros.

A página descrevia as perspectivas futuras do mercado imobiliário, da urbanização e outros aspectos de "desarollo" ("desenvolvimento", em espanhol), e a ilustração publicada foi esta, abaixo. Comparem com a ilustração acima, que corresponde a Nosso Lar. O desenho arquitetônico é o mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.