segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Chico Xavier e a falta d'água


Mais uma gracinha de Francisco Cândido Xavier. Aquele que muitos gostam de se lembrar com aquelas frases adocicadas despejadas nas mídias sociais. Pois o "bom velhinho" que deturpou a Doutrina Espírita, reduzindo a preciosa descoberta de Allan Kardec a um moralismo religioso barato, veio com um trocadilho um tanto jocoso para aqueles que sofrem e lutam na vida.

Vejam essa frasezinha, usada para tentar animar as pessoas que sofrem, já que o "espiritismo" brasileiro adora glamourizar o sofrimento e fazer com que as pessoas fiquem felizes porque tudo dá errado em suas vidas. Vejamos:

"Todos evoluem desidratando, seja pelo suor do trabalho ou pelas lágrimas do sofrimento".

Então tá. Sofrer é maravilhoso. É a deturpação da ideia da utilidade do sofrimento. Sofrer, na verdade, nunca é bom, O lado bom do sofrimento não é ele em si, mas a forma como certos sofredores criam para superar suas dificuldades ou adversidades.

Mas o "espiritismo" brasileiro não quer saber. Ele diz que o sofrimento é bom por si mesmo e acabou. Depois os palestrantes vão, sorridentes, para os "centros espíritas" dizerem que ninguém nasceu para sofrer, e prometem uma felicidade para aqueles que já conheceram o prejuízo de seus maus momentos.

"É claro que não existe felicidade completa, mas podemos encher nossos corações de luz para transformar as trevas de nossas vidas num raiar de sol nos nossos corações", diria uma senhora palestrante. Seria simples se fosse assim, mas não é.

E quanto aos tempos atuais, em que o Sudeste sofre com o baixo nível de água nos reservatórios, e ainda vem uma "linda frase" de Chico Xavier sobre como é bom "nos desidratarmos", porque assim nos tornamos mais evoluídos.

Chico foi irônico ou fez uma piada? Em todo caso, os chiquistas endeusam até um espirro que Chico Xavier teria dado em vida. Acham as frases dele recados "sérios" de sabedoria. Sendo pela frase acima, então, vamos viver no deserto do Saara, sentarmos e nos acomodarmos no "silêncio da prece", que aí, ao morrermos, vamos para Nosso Lar e reencontrar a luz.

Mas talvez o "espiritismo" brasileiro não precise de água nem de luz, porque se autoproclama "a própria luz" e "fonte fecunda" de "lindos ensinamentos" que fazem com que os sofredores, tomados de pieguice, até se esqueçam de estarem sofrendo e acreditem que estão abençoados.

Essa frase engraçadinha do anti-médium de Pedro Leopoldo e Uberaba nem deveria ter sido dita. Mas, fazer o quê? Chico Xavier nunca foi sábio nem o mestre adorável que tanta gente acredita ser, mas um católico convertido a "astro pop" de uma forma deturpada e caricada de Espiritismo.

Para um país sem hábito de leitura e com um fraco cenário de intelectualidade, tem gente que se contenta com as frases de Chico Xavier. Em vez disso, os chiquistas deveriam parar de se acomodarem com frases açucaradas e trabalharem para uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.