sábado, 9 de maio de 2015

Ex-falsificador dá uma lição aos supostos "médiuns" da pintura


O pintor alemão Wolfgang Beltracchi ficou rico falsificando estilos de grandes pintores. Era considerado "o falsificador dos falsificadores", pelo seu estilo de imitar estilos de outros pintores.

Max Ernst, Heinrich Campendok, Max Pechstein, Fernand Léger, André Derain foram suas principais vítimas, cujas falsificações chegaram a enganar galerias conceituadas de arte.

Ele e sua esposa, Helen, chegaram a montar uma história de uma suposta colecionadora, tida como a avó da mulher, que teria comprado a coleção guardada pelo famoso galerista alemão Alfred Flechtheim.

Para forjar a foto da colecionadora, a própria Helen virou modelo de uma fotografia que depois foi editada para parecer antiga, usando papel dos anos 1930 para imprimir os negativos.

No documentário A Arte da Falsificação (Art of the Forgery), Wolfgang disse que era fácil imitar com relativa perfeição os estilos de grandes pintores, incluindo Rembrandt e Leonardo da Vinci. "Acho que posso pintar qualquer coisa", diz no seu depoimento.

O que acabou revelando a fraude é que a tinta utilizada para o quadro Rotes Bild mit Pferden (1914), de Heinrich Campendonk, usou um pigmento, branco titânio, que não existia na época em que o quadro foi pintado. Denunciado, foi preso e condenado a seis anos de prisão. Helen foi condenada a quatro.

Depois de passar o tempo na prisão pintando retratos de outros detentos, Wolfgang decidiu assumir seu talento, pintando quadros próprios sem a preocupação de imitar estilos alheios. Abriu a mostra Liberdade, na galeria Art Room 9, em Munique, Alemanha.

Taí uma grande lição que Wolfgang traz para alguns supostos "médiuns" brasileiros, figuras "tarimbadas", que se encanam em fingir que estão recebendo pintores mortos a produzir novos quadros. Se esses "médiuns" deixassem de mentir e assumir obras próprias, a filantropia que prometem talvez tivesse mais sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.