terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Brasil teve observatório planetário de mais de mil anos

Desculpem, mas não foi Chico Xavier o observatório mais antigo da História do Brasil. Não adianta insistir. Afinal, desde 2006 se toma conhecimento de uma relíquia perdida, que arqueólogos e demais pesquisadores apontaram como o mais antigo observatório construído no país e que resiste aos nossos dias.

Esse observatório se situa no Amapá, próximo à fronteira da Guiana Francesa, e havia sido construído há mais de mil anos, portanto, bem antes de 1500, conhecido como o ano do "descobrimento" (na verdade uma vinda de exploradores portugueses para levar as riquezas de nosso país e transformá-lo numa colônia de Portugal e no depósito de lixo de portugueses "incômodos).

O observatório tem 127 blocos de granito e era usado para calcular o nascer e o pôr do Sol, A construção é comparada aos blocos de pedras chamados Stonehenge, que existem na área da atual Inglaterra e que serviam para medir o ciclo da aparição solar sobre a Terra.

Autoridades do Amapá pensam em transformar o sítio arqueológico num ponto turístico, e pesquisas tendem a estudar seu histórico e a presença de povos existentes no Brasil antes da chegada dos navegadores portugueses.

Portanto, quem imagina que Chico Xavier foi o mais antigo observatório do Brasil simplesmente perdeu. Um mundo inteiro chegou antes e fez muitas coisas antes dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.