domingo, 15 de março de 2015

André Luiz pegou carona nas "descobertas" de Homer Simpson


Homer Simpson teria previsto o Boson de Higgs? É o que imagina o cientista e escritor Simon Singh, no livro Os Simpsons e Seus Segredos Matemáticos (The Simpsons and Their Mathematical Secrets), que descreve o famoso patriarca da família calculando uma fórmula que, só tempos depois, foi definida 14 anos depois por cientistas.

Isso, segundo o autor, é observado no episódio "The Wizard of the Evergreen Terrace", de 1998, quando Homer, tentando criar novos produtos resolve calcular uma fórmula complexa que, por acaso, prevê a massa do Boson de Higgs, que só seria identificada em 2012.

O livro de Simon Singh é de 2013, mesmo ano em que um grupo de cientistas correu para que outro personagem, que tal equipe não admite ser fictícia, o doutor André Luiz - uma das criações de Chico Xavier, figura tão festejada que até quando espirrava era considerado "genial" - , tivesse também a mesma responsabilidade de pioneirismo científico de Homer Simpson.

André, sabemos, é atribuído como "pioneiro" graças a uma suposição de que os conhecimentos descritos no livro Missionários da Luz, de 1945, antecipavam entre 13 e 63 anos descobertas correspondentes à glândula pineal.

Só que os cientistas que queriam ver Chico Xavier reconhecido no ramo não leram um único livro produzido na época da elaboração de Missionários da Luz, ou seja, entre 1940 e 1944, e supuseram que os conhecimentos do livro de "André Luiz" eram complexos e nunca discutidos na "escassa" (sic) bibliografia referente à glândula pineal e à melatonina, hormônio produzido por ela.

Eles não podem dizer isso porque não leram as fontes originais. A bibliografia descrita no referido trabalho não consta com um título científico da época, apenas consultando trabalhos de terceiros lançados dos anos 1970 até recentemente. E quem não leu os livros originais não pode supor aquilo que não leu.

Com isso, achamos que, no fundo, os "doutores da alegria espírita" que quiseram transformar "André Luiz" no "pai da glândula pineal", ou algo próximo disso, queriam é correr atrás da análise de Simon Singh, o que virou uma grande disputa entre dois personagens fictícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.